Centro de Custos

Parte I

Sua Empresa Transparente Para Você...

Conceitos

Um “Centro de Custo” é uma representação coerente da organização, dividido em departamentos, setores e atividades de venda e/ou produção, estes últimos considerados atividades fim em uma organização. O conjunto de todos os centros representam a empresa como um todo.  O centro de custos é muito utilizado como ferramenta estratégica na gestão de uma organização como uma maneira segura e eficiente de se agrupar receitas e despesas para uma análise no modelo de negócio e seus resutlados. Comumente é representado pelo organograma da empresa, abrangendo ainda todas as atividades administrativas e de produção.

Os centros de custos são frequentemente usados para facilitar o acompanhamento e a alocação de despesas em uma organização e para entender como os recursos financeiros estão sendo gastos em diferentes partes da empresa.

Vejamos algumas definições de outros especialistas sobre o Plano de Negócios.

“Centro de custos é uma forma resumida de uma expressão maior: centro de custos e lucros. Representa cada segmento principal de uma empresa que tem uma relativa autonomia no que se refere à sua própria administração financeira, isto é, às suas receitas e despesas. O conjunto de todos os centros de custos representa a empresa completa.” (Fonte: http://www.verscontabilidade.com.br/2015/09/28/centro-de-custos-o-que-e-e-como-aplicar-na-sua-empresa/#o-que-e-um-centro-de-custos)

Consiste na apropriação de todos os custos (diretos e indiretos, fixos e variáveis) causados pelo uso de recursos da produção aos bens elaborados, e só os de produção, isto dentro do ciclo operacional interno. Todos os gastos relativos ao esforço de fabricação são distribuídos para todos os produtos feitos. (Fonte: http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/custeioporabsorcao.htm)

Tendo como objetivo principal monitorar o desempenho dos custos de uma unidade isoladamente e/ou associada a diversos outros centros, é possível então determinar o custo do m2 da área limpa de um determinado setor, o custo com refeitório para os colaboradores, o consumo em Kwh de cada departamento ou setor, baseando-se na carga instalada em cada unidade consumidora, o que representa cada centro dentro do contexto, o quanto em percentual cada centro colaborou para o custo de determinada atividade, dentre outras coisas. Por isto, é indispensável entender o quanto é relevante a adoção do centro de custos como ferramenta na organização, sobretudo, quando se pode falar em controle de custos por departamentos, setores, atividades de apoio, produção e outras. Lembre-se que muitos dos custos são definidos através de rateios, então, cuidado para não abusar da subjetividade. Vamos estabelecer como exemplo, uma Planilha Padrão desenvolvida por mim, dedicando algum tempo voluntariamente à APAE no interior de Minas.

Para dar início aos trabalhos, precisamos saber informações sobre a estrutura departamental e hierarquica da instituição. Para isso, juntamente com o gestor, busque pelo organograma departamental da instituição e se ainda não existir, é hora de elaborar.

Aqui, nosso organograma departamental ficou assim:

Este é o nosso o organograma departamental da APAE (organograma APAE) e nosso centro de custos vai se basear nele. Cada parte da pirâmide representa um grupo e vai se subdividir em outros subgrupos, nos quais vão receber as despesas de maneira analítica, respeitando sempre os grupos a que as despesas pertencem.

Só para lembrar! A hierarquia é pressuposto na disposição da pirâmide, onde o topo é a alta administração e a base, a atividade fim da entidade, os alunos excepcionais matriculados, não matriculados, os assistidos na CASA-LAR (espaço que tem como objetivo oferecer a pessoas carentes – crianças, adolecentes e idosos, a possibilidade de aprofundar e vivenciar a experiência completa de família e o suporte adequado a eles), dente outros.

Vamos criar uma planilha no excel baseada no organograma acima. A medida que ela vai se estendendo, vamos melhorando o design. É o embrião de nosso centro de custos.

Observe que nossa planilha padrão tem uma forte semelhança com nosso organograma departamental da APAE.

O próximo passo é estender esta planilha com as informações da entrevista, pesquisa efetuada junto aos atores da APAE, onde já devem estar tabuladas, previamente estudadas, estruturadas e em conformidade com as respostas dos colaboradores e outros atores. Vamos estender a planilha com cautela e sempre procurando exemplificar cada centro de custos.

Nossa planilha identifica no primeiro momento o Código do Centro de Custos, a Descrição do Centro de Custos e o Tipo de Conta em que ela se classifica, podendo ser sintética ou analítica. A tabela vai se estender primeiramente em linhas e posteriormente em colunas e sempre do topo para a base e da esquera para a direita.

Estendendo os Centros em Linhas

Estender as contas neste caso, é literalmente expandir e identificar os departamentos e setores a que as contas monitoram. Sendo assim, vamos criar os subgrupos de cada centro.

Código: 2.001.000 - Departamento/Setor: Centro de Custo Gestor

O Centro de Custo Gestor é o topo da piramide. Nele está alocado todos os departamentos de gestão da entidade. Lembre-se que não há possibilidade de exercer a atividade fim, sem exercer as atividades de gestão, as atividades meio – de apoio e auxiliares.

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Neste centro de custo deverá ser alocado todas as despesas nas quais, não são identificados um centro de custo específico, despesas genéricas ou despesas que serão rateadas entre determinados centros, conforme critérios definidos de acordo com o tipo de despesa.

Neste centro de custo deverá ser alocado todas as despesas referentes ao departamento de contabilidade. Estas despesas devem ter relação direta com o departamento ou em outras palavras, devem ter como contra-partida o departamento de contabilidade.

Neste centro de custo deverá ser alocado todas as despesas referentes ao departamento financeiro. Estas despesas devem ter relação direta com o departamento ou em outras palavras, devem ter como contra-partida o departamento financeiro.

Neste centro de custo deverá ser alocado todas as despesas referentes ao departamento de pessoal. Estas despesas devem ter relação direta com o departamento ou em outras palavras, devem ter como contra-partida o departamento de pessoal.

Para muitos o termo TIC ainda é desconhecido, mas seu significado é extremamente atual – Tecnologia da Informação e Cominicação. Neste centro de custo deverá ser alocado todas as despesas referentes ao departamento TIC. Estas despesas devem ter relação direta com o departamento ou em outras palavras, devem ter como contra-partida o departamento TIC.

Neste centro de custo deverá ser alocado todas as despesas referentes ao setor da secretaria. Estas despesas devem ter relação direta com o setor ou em outras palavras, devem ter como contra-partida o setor de secretaria.

Neste centro de custo deverá ser alocado todas as despesas referentes ao setor da secretaria de arquivo. Estas despesas devem ter relação direta com o setor ou em outras palavras, devem ter como contra-partida o setor de secretaria de arquivos.

Neste centro de custo deverá ser alocado todas as despesas referentes ao setor da recepção. Estas despesas devem ter relação direta com o setor ou em outras palavras, devem ter como contra-partida o setor da recepção.

Neste centro de custo deverá ser alocado todas as despesas referentes ao departamento de telemarketing. Estas despesas devem ter relação direta com o setor ou em outras palavras, devem ter como contra-partida o departamento de telemarketing.

Neste centro de custo deverá ser alocado todas as despesas referentes ao setor da copa. Estas despesas devem ter relação direta com o setor ou em outras palavras, devem ter como contra-partida o setor da copa.

Neste centro de custo deverá ser alocado todas as despesas referentes ao setor da cozinha. Estas despesas devem ter relação direta com o setor ou em outras palavras, devem ter como contra-partida o setor da cozinha.

Neste centro de custo deverá ser alocado todas as despesas referentes ao departamento de segurança. Estas despesas devem ter relação direta com o setor ou em outras palavras, devem ter como contra-partida o departamento de segurança.

Neste centro de custo deverá ser alocado todas as despesas referentes ao departamento de serviços gerais. Estas despesas devem ter relação direta com o setor ou em outras palavras, devem ter como contra-partida o departamento de serviços gerais.

Neste centro de custo deverá ser alocado todas as despesas referentes ao departamento de meio ambiente. Estas despesas devem ter relação direta com o setor ou em outras palavras, devem ter como contra-partida o departamento de meio ambiente.

Neste centro de custo deverá ser alocado todas as despesas referentes ao departamento juridico. Estas despesas devem ter relação direta com o setor ou em outras palavras, devem ter como contra-partida o departamento juridico.

Código: 2.002.000 - Departamento/Setor: Centro de Custo Auxiliares da Administração

O Centro de Custo Auxiliares da Administração são responsáveis pela logística das atividades do Centro de Custo Gestor. Sendo assim, cuidam dos materiais, estoques, manutenção de automóveis, transportes, manutenção elétrica e mecânica do patrimônio.

Neste centro de custo deverá ser alocado todas as despesas referentes ao departamento de compras. Estas despesas devem ter relação direta com o setor ou em outras palavras, devem ter como contra-partida o departamento de compras.

Neste centro de custo deverá ser alocado todas as despesas referentes ao departamento almoxarifado. Estas despesas devem ter relação direta com o setor ou em outras palavras, devem ter como contra-partida o departamento almoxarifado.

Neste centro de custo deverá ser alocado todas as despesas referentes ao departamento de vendas. Estas despesas devem ter relação direta com o setor ou em outras palavras, devem ter como contra-partida o departamento de vendas.

Neste centro de custo deverá ser alocado todas as despesas referentes ao departamento de manutenção de veículos. Estas despesas devem ter relação direta com o setor ou em outras palavras, devem ter como contra-partida o departamento de manutenbção de veículos.

Neste centro de custo deverá ser alocado todas as despesas referentes ao setor de lava-jato. Estas despesas devem ter relação direta com o setor ou em outras palavras, devem ter como contra-partida o setor de lava-jato.

Neste centro de custo deverá ser alocado todas as despesas referentes ao departamento de transporte. Estas despesas devem ter relação direta com o setor ou em outras palavras, devem ter como contra-partida o departamento de transporte.

Neste centro de custo deverá ser alocado todas as despesas referentes ao departamento de manutenção elétrica/mecânica. Estas despesas devem ter relação direta com o setor ou em outras palavras, devem ter como contra-partida o departamento de manutenção elétrica/mecânica.

Código: 2.003.000 - Departamento/Setor: Centro de Custo de Apóio

O Centro de Custo de Apoio está relacionado ao suporte e apoio que a APAE fornece para atingir seu objetivo descrito em seu planejamento estratégico, o de exercer a atividade fim com excelência. Agregam receitas indiretamente e apoiam o atendimento psicopedagógico, agregando valor aos serviços.

Neste centro de custo deverá ser alocado todas as despesas referentes ao setor da horta. Estas despesas devem ter relação direta com o setor ou em outras palavras, devem ter como contra-partida o setor da horta.

Neste centro de custo deverá ser alocado todas as despesas referentes ao departamento brinquedoteca. Estas despesas devem ter relação direta com o setor ou em outras palavras, devem ter como contra-partida o departamento brinquedoteca.

Neste centro de custo deverá ser alocado todas as despesas referentes ao setor de parques. Estas despesas devem ter relação direta com o setor ou em outras palavras, devem ter como contra-partida o setor de parques.

Neste centro de custo deverá ser alocado todas as despesas referentes ao setor de quadra de esportes. Estas despesas devem ter relação direta com o setor ou em outras palavras, devem ter como contra-partida o setor de quadra de esportes.

Neste centro de custo deverá ser alocado todas as despesas referentes ao departamento casa-lar. Estas despesas devem ter relação direta com o setor ou em outras palavras, devem ter como contra-partida o departamento casa-lar.

Neste centro de custo deverá ser alocado todas as despesas referentes ao departamento de lotericas sales. Estas despesas devem ter relação direta com o setor ou em outras palavras, devem ter como contra-partida o departamento de lotericas sales.

Neste centro de custo deverá ser alocado todas as despesas referentes ao departamento de loterica rodoviária. Estas despesas devem ter relação direta com o setor ou em outras palavras, devem ter como contra-partida o departamento de loterica rodoviária.

Neste centro de custo deverá ser alocado todas as despesas referentes ao departamento senai. Estas despesas devem ter relação direta com o setor ou em outras palavras, devem ter como contra-partida o departamento senai.

Código: 2.004.000 - Departamento/Setor: Centro de Custo de Assistência à Criança

O Centro de Custo de Assistência à Criança tem relação direta aos centros indispensáveis para que a instituição possa cumprir com seu propósito. Está relacionado ao suporte psicológico, psicopedagógico, professores especializados, médicos, profissionais da culinária, artesanato, fabrica de sabão, reciclagem, psicólogos, fisioterapeutas, dentistas, fonoaudiólogos, assistente social, nutricionista, consultórios e enfermaria. São os considerados centros essenciais e que demandam a fatia maior dos custos.

Neste centro de custo deverá ser alocado todas as despesas referentes ao departamento de professores. Estas despesas devem ter relação direta com o setor ou em outras palavras, devem ter como contra-partida o departamento de professores.

Neste centro de custo deverá ser alocado todas as despesas referentes ao departamento de monitoria. Estas despesas devem ter relação direta com o setor ou em outras palavras, devem ter como contra-partida o departamento de monitoria.

Neste centro de custo deverá ser alocado todas as despesas referentes ao departamento de diretoria de coordenação pedagógica. Estas despesas devem ter relação direta com o setor ou em outras palavras, devem ter como contra-partida o departamento de diretoria de coordenação pedagógica.

Neste centro de custo deverá ser alocado todas as despesas referentes ao departamento de coordenação pedagógica. Estas despesas devem ter relação direta com o setor ou em outras palavras, devem ter como contra-partida o departamento de coordenação pedagógica.

Neste centro de custo deverá ser alocado todas as despesas referentes ao departamento de educação profissional culinária. Estas despesas devem ter relação direta com o setor ou em outras palavras, devem ter como contra-partida o departamento de educação profissional culinária.

Neste centro de custo deverá ser alocado todas as despesas referentes ao departamento de educação profissional artesanato. Estas despesas devem ter relação direta com o setor ou em outras palavras, devem ter como contra-partida o departamento de educação profissional artesanato.

Neste centro de custo deverá ser alocado todas as despesas referentes ao departamento de educação profissional produção de sabão. Estas despesas devem ter relação direta com o setor ou em outras palavras, devem ter como contra-partida o departamento de educação profissional de produção de sabão.

Neste centro de custo deverá ser alocado todas as despesas referentes ao departamento de educação profissional – papel reciclado. Estas despesas devem ter relação direta com o setor ou em outras palavras, devem ter como contra-partida o departamento de educação profissional – papel reciclado.

Neste centro de custo deverá ser alocado todas as despesas referentes ao departamento de médicos. Estas despesas devem ter relação direta com o setor ou em outras palavras, devem ter como contra-partida o departamento de médicos.

Neste centro de custo deverá ser alocado todas as despesas referentes ao departamento de psicologia I. Estas despesas devem ter relação direta com o setor ou em outras palavras, devem ter como contra-partida o departamento de psicologia I.

Neste centro de custo deverá ser alocado todas as despesas referentes ao departamento de psicologia II. Estas despesas devem ter relação direta com o setor ou em outras palavras, devem ter como contra-partida o departamento de psicologia II.

Neste centro de custo deverá ser alocado todas as despesas referentes ao departamento de psicologia III. Estas despesas devem ter relação direta com o setor ou em outras palavras, devem ter como contra-partida o departamento de psicologia III.

Neste centro de custo deverá ser alocado todas as despesas referentes ao departamento de psicologia IV. Estas despesas devem ter relação direta com o setor ou em outras palavras, devem ter como contra-partida o departamento de psicologia IV.

Neste centro de custo deverá ser alocado todas as despesas referentes ao departamento de fisioterapia I. Estas despesas devem ter relação direta com o setor ou em outras palavras, devem ter como contra-partida o departamento de fisioterapia I.

Neste centro de custo deverá ser alocado todas as despesas referentes ao departamento de fisioterapia II. Estas despesas devem ter relação direta com o setor ou em outras palavras, devem ter como contra-partida o departamento de fisioterapia II.

Neste centro de custo deverá ser alocado todas as despesas referentes ao departamento de consultório odontológico. Estas despesas devem ter relação direta com o setor ou em outras palavras, devem ter como contra-partida o departamento de consultório odontológico.

Neste centro de custo deverá ser alocado todas as despesas referentes ao setor de sala de material odontológico. Estas despesas devem ter relação direta com o setor ou em outras palavras, devem ter como contra-partida o setor de sala de material odontológico.

Neste centro de custo deverá ser alocado todas as despesas referentes ao departamento de fonoaudiologia I. Estas despesas devem ter relação direta com o setor ou em outras palavras, devem ter como contra-partida o departamento de fonoaudiologia I.

Neste centro de custo deverá ser alocado todas as despesas referentes ao departamento de fonoaudiologia II. Estas despesas devem ter relação direta com o setor ou em outras palavras, devem ter como contra-partida o departamento de fonoaudiologia II.

Neste centro de custo deverá ser alocado todas as despesas referentes ao departamento de fonoaudiologia III. Estas despesas devem ter relação direta com o setor ou em outras palavras, devem ter como contra-partida o departamento de fonoaudiologia III.

Neste centro de custo deverá ser alocado todas as despesas referentes ao departamento de fonoaudiologia IV. Estas despesas devem ter relação direta com o setor ou em outras palavras, devem ter como contra-partida o departamento de fonoaudiologia IV.

Neste centro de custo deverá ser alocado todas as despesas referentes ao departamento de assistente social. Estas despesas devem ter relação direta com o setor ou em outras palavras, devem ter como contra-partida o departamento de assistente social.

Neste centro de custo deverá ser alocado todas as despesas referentes ao departamento de nutricionista. Estas despesas devem ter relação direta com o setor ou em outras palavras, devem ter como contra-partida o departamento de nutricionista.

Neste centro de custo deverá ser alocado todas as despesas referentes ao departamento de consultorio médico/enfermaria. Estas despesas devem ter relação direta com o setor ou em outras palavras, devem ter como contra-partida o departamento de consutório médico/enfermaria.

Código: 2.005.000 - Departamento/Setor: Centro de Custo das Atividades Fins

O Centro de Custo de Atividade Fim está relacionado com o propósito da existência da entidade APAE, relacionado a missão propriamente dita, a prestação dos serviços com excelência. Todos os outros centros de custos só existem em função da atividade fim da APAE. Isso porque, como declarado anteriormente, não é possível que empresas possam cumprir com seu propósito ou atividade do contrato social, sem obter uma estrutura que dê o suporte para os diversos outros setores em que a atividade exige, serviços de gestão, serviços auxiliares e de apoio.

Neste centro de custo deverá ser alocado os alunos matriculados na escola e que fazem uso dos serviços disponibilizados pela entidade.

Neste centro de custo deverá ser alocado os alunos não matriculados na escola, mas que fazem uso dos serviços disponibilizados pela entidade.

Neste centro de custo deverá ser alocado os internos na casa-lar e que fazem uso dos serviços disponibilizados pela entidade.

Neste centro de custo deverá ser alocado os tratamentos odontológicos dos alunos matriculados, não matriculados e internos, que fazem uso dos serviços odontológicos disponibilizados pela entidade.

Neste centro de custo deverá ser alocado todas as consultas efetuadas nos alunos matriculados, não matriculados e internos, que fazem uso dos serviços disponibilizados pela entidade.

Neste centro de custo deverá ser alocado todos os procedimentos especiais aplicados nos alunos matriculados, não matriculados e internos, que fazem uso dos serviços disponibilizados pela entidade.

Neste centro de custo deverá ser alocado todos os procedimentos especiais aplicados nos alunos matriculados, não matriculados e internos que fazem uso dos serviços disponibilizados pela entidade.

Neste centro de custo deverá ser alocado todos os exames laboratoriais aplicados nos alunos matriculados, não matriculados e internos que fazem uso dos serviços disponibilizados pela entidade.

Neste centro de custo deverá ser alocado os procedimentos de educação física aplicados nos alunos matriculados, não matriculados e internos que fazem uso dos serviços disponibilizados pela entidade.

Neste centro de custo deverá ser alocado as despesas referentes ao sítio do bengo.

Após estender as contas do centro de custos, temos como resultado final a planilha abaixo.

Rogério Teixeira Martins

CEO | Pós-Graduação Latu-Senso em Controladoria e Finanças Corporativas
Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas | Técnico em Contabilidade

Há mais de 15 anos trabalhando pela excelência profissional.

Projetos Power BI – Permite que sua empresa transforme dados brutos em informações visuais significativas por meio de relatórios interativos e painéis de controle. O Power BI é amplamente utilizado para análise de dados, geração de relatórios e tomada de decisões baseadas em dados.

Gestão de Processos de Negócios (BPM – Business Process Management) – redução de custos, redução do tempo de execução de tarefas e atividades e melhoria nos KPI’s de venda, ticket médio, KPI’s de atendimento.

Tecnologia da Informação:  Desenvolvimento de site e e-commerce com design totalmente profissional, responsivo para desktop, tablet e mobile, com diversos métodos de pagamentos, contemplando cartões de crédito e débito, transferência bancária, pagamento em cheque, boleto bancário e depósito em conta-corrente.

Sistemas de Gestão ERP (Enterprise Resource Planning): Soluções personalizadas nas áreas comercial, industrial e de serviços.

Projetos Eletricos Residenciais e Prediais – Levantamento de cargas, definição de eletrodutos, cabeamento, posição do padrão, projeto elétrico de sua residência.

Em gestão de negócios, atuamos no levantamento, estudo e análise  da viabilidade, estabilidade e capacidade de lucro da organização, através da adoção de estratégias administrativas eficientes para manutenção da sustentabilidade organizacional.

Administrar um negócio não é tarefa para iniciantes. Adotar boas práticas de gestão é uma necessidade indispensável para os empreendedores quando se vive em uma economia globalizada.

Para fazer com que sua empresa tenha um ritmo de crescimento acelerado hoje, é importante se preparar em muitos aspectos, utilizando equipamentos e estratégias avançadas e que se destacam no mercado.

Entre as diversas técnicas e ferramentas que devem ser adotadas pela sua empresa, seja ela pequena ou média, está a implantação de um centro de custo. Mas você sabe o que é isso? Entende como ele pode ser útil e quais benefícios o centro de custo pode trazer para o seu negócio em longo prazo?

Em nosso próximo encontro – Centro de Custos – Parte II, vamos estender nossa tabela em colunas, determinando valores totalizadores, percentuais equivalentes e inclusive algumas formas de rateio.

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