Plano de Ação

Sua Empresa Transparente Para Você...

Conceitos

Markup ou Mark Up é um termo usado em economia para indicar quanto do preço do produto está acima do seu custo de produção e distribuição. Significa a diferença entre o custo de um bem ou serviço e seu preço de venda. Pode ser expresso como quantia fixada ou como percentual.” (Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Markup).

Markup ou Mark Up é um índice aplicado sobre o custo de um produto ou serviço para a formação do preço de venda, baseado na ideia de cost plus pricing ou preço margem; que consiste basicamente em somar-se ao custo unitário do produto ou serviço uma margem de lucro para obter-se o preço de venda.” (fonte: http://www.dicionarioinformal.com.br/significado/markup/11952/).

“Precificar o seu produto pode parecer uma tarefa muito difícil. Calcular valores de custo, impostos, comissões… Parece que você nunca vai acertar. Porém existe uma fórmula muito prática e rápida para você calcular o seu preço de venda: o markup.

O markup é um índice aplicado sobre o custo de um produto ou serviço para a formação do preço de venda. Consiste basicamente em somar ao custo unitário uma margem de lucro. Para isso é necessário incluir impostos e os demais percentuais que incidem sobre o preço a ser vendido a mercadoria.”

Não coincidentemente, os conceitos apontam para o mesmo objetivo – o preço de venda utilizando o markup como método de precificação. O preço de venda, em qualquer setor produtivo é um dos principais elementos de diferenciação e de competitividade. O markup como método de precificação permite o controle do preço de venda, por meio de um “indicador” ou “índice” que, aplicado sobre o custo de um produto, determina o preço de venda e comercialização.

Neste índice está contido todas as suas despesas de produção ou comercialização para revenda, impostos, fretes, alugueis, folha de pagamento, energia, água, matéria-prima, manutenção, material de consumo e todas as despesas que custeiam a estrutura de sua empresa com as portas abertas, produzindo e comercializando, afinal, esta é sua atividade fim – produzir e vender.

markup como método de precificação é utilizado também, como uma ferramenta poderosa e eficaz na competitividade do mercado. 

Diversos autores mostram várias maneiras de se obter o markupVamos criar nosso cenário para definirmos nosso markup – divisor, adotando-o assim como método de precificação.

Cenário

Você comprou uma empresa de um amigo. É uma empresa do ramo de alimentos e bebidas já montada e funcionando a todo vapor, com toda a carteira de clientes e um mercado concorrente e competitivo. Um espaço amplo, com ambientes diversificados, e pronto para mudar apenas a administração.

Este negócio tem que ser sustentável, pagar seu pró-labore, seus lucros, aluguel, água, energia, funcionários, fornecedores, manutenção com máquinas, manutenção predial, serviços de monitoramento e internet.

Em sua volta, vários concorrentes com grande potencial de crescimento e uma ameaça ao seu maior patrimônio (seus clientes). Entre os concorrentes, nenhum dos empreendedores tem uma política de preços de venda definida. A formação de preços comumente é definida conforme o preço do concorrente ao lado, em outros casos, uma empresa antiga, herança de pai para filho e o método utilizado é multiplicar por 3. Em outros casos ainda, o seu amigo concorrente desleal, não sabe sequer quanto custa produzir, mas sempre consulta seu preço de venda e determina o preço de venda dele sempre em um valor abaixo do seu.

Considere a regra

Considere que seu markup deve agregar todas as despesas que seu negócio assume ao abrir as portas. Considere também que sua margem de lucro deve estar incluída em seu markup, então:

markup-divisor =  (1-(DF+DV+L)

onde:

DF = Despesas Fixas

DV = Despesas Variáveis

L = Lucro

Não é preciso ser um doutor em matemática para compreender a fórmula do markup-divisor. Entretanto, conhecer com profundidade suas despesas fixas e variáveis é fundamental para a sustentabilidade de sua empresa.

Muitos empresários de empresas pecam neste quesito e poucos são aqueles que tem uma base de conhecimento capaz de compreender a necessidade e a relevância que este tema tem no contexto da gestão de negócios.

Sugiro a leitura dos artigos Demonstrativo do Resultado do Exercício e Como Elaborar um Plano de Ação.

  • Se você se considera um empreendedor com visão uma profissional apurada;
  • Se você tem o perfil de quem compreende que “antes de ser um empreendedor, você tem que ser um profissional”;

Sugiro que leia o artigo Demonstrativo do Resultado do Exercício e Como Elaborar um Plano de Ação, e que no caso, será elaborar um plano de ação para elaborar o Demonstrativo do Resultado do Exercício.

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