Fevereiro 4, 2017

Markup como método de Precificação


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Conceito:

Para alguns autores a formação do preço de venda é a verdadeira arte do negócio. Existem dezenas de conceitos atribuídos ao markup como médotod de precificação. Vejamos alguns:

Markup ou Mark Up é um termo usado em economia para indicar quanto do preço do produto está acima do seu custo de produção e distribuição. Significa a diferença entre o custo de um bem ou serviço e seu preço de venda. Pode ser expresso como quantia fixada ou como percentual.” (https://pt.wikipedia.org/wiki/Markup).
Markup ou Mark Up é um índice aplicado sobre o custo de um produto ou serviço para a formação do preço de venda, baseado na ideia de cost plus pricing ou preço margem; que consiste basicamente em somar-se ao custo unitário do produto ou serviço uma margem de lucro para obter-se o preço de venda.” (http://www.dicionarioinformal.com.br/significado/markup/11952/).
“Remarcação de preço para cima, aumento de preço.”(http://michaelis.uol.com.br/moderno/ingles/definicao/ingles-portugues/markup%20_465926.html://www.dicionarioinformal.com.br/significado/markup/11952/).

Não coincidentemente, os conceitos apontam para o mesmo objetivo – o preço de venda utilizando o markup como método de precificação. O preço de venda, em qualquer setor produtivo  é um dos principais elementos de diferenciação e de competitividade. O markup como método de precificação permite o controle do preço de venda, por meio de um “indicador” ou “índice” que, aplicado sobre o custo de um produto, determina o preço de venda e comercialização.

Neste índice está contido todas as suas despesas de produção ou comercialização para revenda, impostos, fretes, alugueis, folha de pagamento, energia, água, matéria-prima, manutenção, material de consumo e todas as despesas que custeiam a estrutura de sua empresa com as portas abertas, produzindo e comercializando, afinal, esta é sua atividade fim – produzir e vender.

markup como método de precificação é utilizado também, como uma ferramenta poderosa e eficaz na competitividade do mercado. Diversos autores mostram várias maneiras de se obter o markupVamos criar nosso cenário para definirmos nosso markup – divisor, adotando assim o markup como método de precificação..

Cenário:

Você comprou uma empresa de um amigo. É uma empresa do ramo de alimentos e bebidas já montada e funcionando a todo vapor, com toda a carteira de clientes e um mercado concorrente e competitivo. Um espaço amplo, com ambientes diversificados, e pronto para mudar apenas a administração. Este negócio tem que ser sustentável, pagar seu pró-labore, seus lucros, aluguel, água, energia, funcionários, fornecedores, manutenção com máquinas, manutenção predial, serviços de monitoramento e internet. Em sua volta vários concorrentes com grande potencial de crescimento e uma ameaça ao seu maior patrimônio (seus clientes). Entre os concorrentes, nenhum dos empreendedores tem uma política de preços de venda definida. A formação de preços é definida conforme o preço do concorrente ao lado.

Markup como método de precificação (política de preço de venda):

Considere que seu markup deve agregar todas as despesas que seu negócio assume ao abrir as portas, considere também que sua empresa seja inscrita no simples.

A fórmula para se calcular o markup-divisor é:

markup-divisor =  (1-(DF+DV+L)

onde:

DF = Despesas Fixas

DV = Despesas Variáveis

L = Lucro

Com estas informações, já sabemos o que temos que fazer. Vamos buscar no histórico da empresa as informações referentes a estas despesas.

Antes de qualquer atitude é necessário que você tenha em mente os conceitos de despesas fixas e despesas variáveis.

Uma maneira simples para apuração destas informações está à sua disposição no artigo Demonstrativo de Resultado do Exercício. É muito importante que você leia todo o artigo, pois, nele tem as respostas que você precisa saber.

Adianto também que o processo de cálculo do markup está especificado neste neste artigo.

Após a elaboração deste documento – Demonstrativo de Resultado do Exercício, você terá em mãos um relatório servirá de base para  o conhecimento e controle financeiro de sua empresa. Qualquer decisão que você pensar em tomar, deve ser baseada nos dados do seu relatório.

Então, mãos a obra, comece agora mesmo a leitura do artigo para que você possa criar o markup de sua empresa imediatamente.

Sobre o Autor

Analista e Desenvolvedor de sistemas sob demanda. Aplicações ERP (Enterprise Resource Planning) multi-tier. Entusiasta e focado nas boas práticas da administração. Consultoria e artigos nas área de Custos, Plano de Negócios, Planejamento Estratégico, DRE, Requerimento de Patentes, finanças e outros. Contate-me!


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Analista e Desenvolvedor de sistemas sob demanda. Aplicações ERP (Enterprise Resource Planning) em camadas e conexão via internet. Desenvolvimento de sites e e-commerce. Entusiasta e focado nas boas práticas da administração, escreve artigos na internet e desenvolve trabalhos de consultoria nas área de custos por absorção, plano de negócios, planejamento estratégico, plano de ação, demonstrativo do resultado do exercício, petições de requerimento de patentes, gestão de finanças, pessoas e rotinas administrativas em geral. Firmamos parcerias com empreendedores que desejam alavancar suas vendas e seu negócio através da divulgação e vendas de seus produtos em nosso e-commerce. Também desenvolve trabalhos na área de Marketing Digital, implementando estratégias de marketing mix (produto, preço, praça e promoção) e estuda as principais tendências e seus impactos nas decisões de negócios, utilizando os fundamentos de marketing de forma integrada.

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